Informática Educativa para Terceira idade (60 anos acima)




Esse grupo tem anseios e dificuldades. Terá que ter muita paciência e repetir o assunto várias vezes. Acelere essa etapa inicial(regras, o programa, a dinâmica), você precisará de mais tempo. Aprenderão por insistência. A intenção nesse caso é puramente social, não profissional, o que o difere de outras faixas etária. Aqui o aprendizado é lento, mas ocorre, por isso não cobre resultados imediatos. Insista em mostrar o uso das teclas do teclado. O ensino também tem o propósito voltado para a saúde e o bem estar, explore bastante trabalhos que mexam com a coordenação motora (usem e abusem de movimentos com o mouse) e mexam com a criatividade deles. Aumente o tamanho da fonte (a maioria tem problema de visão) e oriente que não se deve ficar muito próximo a tela, isso acaba prejudicando. As cadeiras devem estar em uma altura adequada para o seu conforto. Lembrem-se que eles não são da era digital, mas precisam dela no seu cotidiano, o medo e o receio pode ser superado. Passe sempre a idéia que o computador é um facilitador. Use e abuse de associações nas explicações (compare um mouse a rato, o teclado a máquina de datilografia e o monitor a uma tv). Sempre que desenhar também associe as cores (se desenhar o mouse de azul, desenhe o ratinho de azul e escreva o nome de azul). Notará que querem uma atenção individual, mas cuidado pra não se prender apenas a um e esquecer dos outros.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário