Informática Educativa para Adultos (21 acima)
É válido considerar que ninguém tem o “grau zero” de experiência com a informática no dia de hoje. É bom considerar os aspectos positivos. A idade adulta não pode ser encarada como um período de estabilidade e ausência de mudanças, ele ainda pode aprender muito. O nível educacional, cultural e profissional deve ser considerado nessa fase. A grande preocupação não é apenas dar a esse sujeito o acesso ao computado, é preciso que possa entender seu manuseio para ser incluído no “estágio da modernidade”, melhor se profissionalizar, ser socialmente valorizado e melhorar sua qualidade de vida. Aqui o interesse é unicamente profissional. Por isso, nada de usar métodos infantis (muitas cores e gravuras animadas), você pode desmotivá-lo. Use imagens reais e som. Também vale trabalhar as explicações por associações e muita repetição. É comum perceber o medo que eles tem da era digital, mas nada que não possa ser superado, vale apena mostrar que o computador obedece ao ritmo de cada um e que se é permitido refazer as atividade ou ações quantas vezes for necessária.
0 comentários:
Postar um comentário