Dicas para sua reunião ser um sucesso!
1. É preciso buscar alternativas para que esse momento faça parte da agenda das pessoas envolvidas, como montar um calendário que preveja os encontros e as programações regulares, agrupados por série, ciclo ou disciplina (no caso das escolar ou instituições de ensino) e ou turnos, além disso as reuniões devem está dentro da sua cargo horária de trabalho. Isso tudo deve ser bem divulgado na equipe;
2. O cronograma deve sempre ser respeitado a duração mínima de duas horas, é o ideal. Separe os temas para ter a duração de 50 minutos, lembrado que deverá ter um tempo estimado para as discussões. Não deixe esse momento ser monopolizado;
3. O planejamento deve ser feito com base em dois pontos: o diagnóstico do público que deve ser atendido e o histórico da formação dos colaboradores. O primeiro momento deve mostrar quais são os informes e o que deve ser trabalhado naquele período adiante. Um segundo momento deve alinhar as formas de se trabalhar, ouvindo as opiniões e sugestões;
4. O tempo da formação deve ser reservado apenas para que já estejam na programação, estipule uma data para que os colaboradores possam sugerir outros temas, outros assuntos podem ser tratados em reuniões específicas para esse fim ou por meio de bilhetes e e-mails. Não pode se perder o foco;
5. Um ambiente adequado faz a diferença, aparelhos como computador e data show auxiliam na explanação e exemplificação dos assuntos abordados, bem como uma sala tranquila, com mesas e cadeiras apropriadas, e um quadro negro, ou flip-chart, ma bandeja com café e água também ajuda a acolher os participantes;
6. Disponha um tempo para boas indicações de leituras , filmes , a valorização da cultura local e lembrem dos aniversariantes ;
6. Disponha um tempo para boas indicações de leituras , filmes , a valorização da cultura local e lembrem dos aniversariantes ;
7. Faça todos os registros possíveis: ATA, anotações, filmagens, gravações e fotos. Defina um secretário. Um dos participantes da reunião deve ficar encarregado de acompanhar os pontos da profgramação, para certificar-se de que serão todos discutidos, tomar notas sobre as decisões relacionadas, esses documentos são comprovantes de compromissos firmados.
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