Incluindo os Deficientes Mentais na grade de atendimento do telecentro
Promover a Inclusão Digital e Informática Educativa não é apenas dar a chance das pessoas ter acesso ao computador, vai muito além dessa atitude. As mudanças para a acessibilidade, não são apenas físicas, as máquinas devem ter programas e ferramentas que estimulem o aprendizado desses alunos levando em conta as suas limitações. O Planejamento e o estudo de caso desses usuários podem ser a grande diferença na procura de vencer esse desafio. Esse artigo visa ajudar o Monitor a reconhecer as limitações dos estudantes Portadores de Deficiência Mental (PDMs), para melhor planejar a aula.
Os PDMs, são aqueles que se diferem por: suas características mentais, suas capacidades sensoriais, suas características neuromotoras ou físicas, seu comportamento social, suas capacidades de comunicação, concentração e atenção. É importante não confundir Deficiência Mental ou Intelectual com Doença Mental. A pessoa com necessidades especiais mantém a percepção de si mesmo e da realidade que a cerca, sendo capaz de tomar decisões importantes sobre sua vida. Já o doente mental tem seu discernimento comprometido, caracterizando um estado da mente completamente diferente da deficiência mental, embora 20 a 30% dos deficientes manifestem algum tipo de ligação com qualquer espécie de doença mental, tais como a síndrome do pânico, depressão, esquizofrenia, entre outras. As doenças mentais atingem o comportamento das pessoas, pois lesam outras áreas cerebrais, não a inteligência, mas o poder de concentração e o humor.
Essas diferenças devem ser notadas a ponto de demandar uma modificação nas práticas pedagógicas para possibilitar o desenvolvimento do sujeito, potencializando suas capacidades, estimulando e motivando.
Embora seja possível identificar a maior parte dos casos de deficiência mental na infância, infelizmente este distúrbio só é percebido em muitas pessoas quando elas começam a frequentar a escola. Isso acontece porque esta patologia é encontrada em vários graus, desde os mais leves, passando pelos moderados, até os mais graves. Esse tipo de deficiência nem sempre pode ser percebido fisicamente (aparentemente).
O PDM pode ser alfabetizado, embora possua um grau de inteligência abaixo da média. Por isso o planejamento deve ser adaptado as suas condições pessoais. O quadro abaixo é um resumo que deve ajudá-los a detectar o grau de deficiência do aluno para que melhor desenvolva seu Plano de Aula.
Caracterizando o PDM (Portadores de Deficiência Mental)
Deficientes mentais leves | Deficientes Mentais Moderados | Deficientes Mentais Severos | Deficientes Mentais Profundos |
* Aprendizagem lenta; * Capacidade de dominar habilidades básicas no uso do computador; * Se relaciona bem com o grupo e com a família; * Aprende o conteúdo no maior espaço de tempo e com repetições; * Capacidade de frequentar escola comum em classes especial ou regular. | * Atraso significativo na aprendizagem; * Demonstra limitações motoras ; * Repete uma atividade após muitas tentativas de repetição; * Capacidade de formar hábitos higiênicos de rotina; * Se relaciona bem com à família, à escola e à comunidade. | * Acentuado prejuízo na comunicação; * Acentuado prejuízo na mobilidade; * Por muitas vezes não consegue se manter atento e concentrado; * Alcance de resultados no trabalho condicionado e repetitivo, com supervisão e ajuda constantes. | * Dependência completa; * Dificuldade para se relacionar por conta das suas limitações; * Limitações extremamente acentuadas na aprendizagem; |
Como deve acontecer essas intervenções e atendimentos nos telecentros
1° - O PDM deve ser tratado normalmente, isso não significa desconhecimento de suas limitações e impedimentos, proporcionados pela deficiência. Isso implica, garantir a vida mais normal possível, proporcionando-lhe oportunidades no uso das tecnologias para a melhoria das condições nos desafios da vida diária;
2° -Igualdade de oportunidade, de poder tomar partes nas mesmas chances oferecidas aos outros usuários e que venham a oferecer seu desenvolvimento e aprendizado;
3° - O reconhecimento particular de cada indivíduo, garantindo-lhe ferramentas que desenvolvam seu aprendizado sem frustrá-los. Cada pessoa necessita de uma solução individual, embora isso não represente atendimento individual, mas sim garantir-lhe condições de aprendizado compatíveis com sua individualidade, ou seja, conforme as suas limitações;
4° - As propostas e métodos contidos no Plano de Aula devem ser previamente estudadas e exploradas.
O perfil do Monitor que deseja vencer esse desafio
- O monitor deve está seguro para poder: estimular, persistir e ter paciência já que sabe das limitações de cada usuário;
- Deve está atento e observar os acontecimentos em cada etapa prevista para planejar os próximos momentos e repensar em algumas novas estratégias;
- Deve está antenado as mudanças e as novas propostas de atividades;
- Ter bom senso ao resolver as dificuldades;
- Ter resistência a rotinas;
- Demonstrar interesse tanto para a equipe de trabalho como para as pessoas atendidas.
Dicas para as atividades
* Ser claro e objetivo - Passar a informação da atividade de modo que possa ser assimilado com facilidade;
* Incluir estratégias para evitar distrações e promover motivação;
* Promover aprendizado de tarefas simples e progredir para complexas analisando cada caso;
* Nas atividades motoras evite realizar repetição do ato constantemente. Exemplo: Se trabalhar tarefas com o mouse, depois proponha tarefas no teclado;
* Ao mudar a tarefa sempre parta de algo de base já aprendido. O conhecimento nunca é zero;
* Busque sempre conhecimentos a cerca da patologia, conheça seu aluno, converse com a família e os professores;
* As atividades devem ser pensadas respeitando o ritmo de cada usuário;
* Os jogos podem e devem fazer parte desse processo de aprendizagem. As ferramenta lúdicas tem uma função que vai além do entretenimento.
Dicas de sites e ferramentas
Deficientes mentais leves | Deficientes Mentais Moderados | Deficientes Mentais Severos | Deficientes Mentais Profundos |
* Gcompris (analisando previamente o jogo e o nível); * | * Gcompris (analisando previamente o jogo e o nível); * TuxPaint; | * Gcompris (analisando previamente o jogo e o nível); * TuxPAint; | * Gcompris (analisando previamente o jogo e o nível); *TuxPaint; |
Obs.: Cada site ou ferramenta deve ser explorada antes mesmo de ser colocada no planejamento. As busca para se trabalhar os melhores métodos, devem levar em conta o aprendizado já existente e o conteúdo que está vendo em sala de aula ou demonstrar interesse.
A insegurança em lidar com os PDMs denota mais um aspecto de desinformação, do que de ocorrência de dificuldades nas relações com eles.
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