Dinâmica - "Tudo que parece é"
Material necessário: Duas caixas com tampa, papel e um espelho.
Indicada para: Participantes de diferentes idades, mas deve acontecer em turmas com a mesma faixa etária ou com interesses em comum. Apropriado para acontecer com 30 participantes ou mais.
Objetivo: Integrar o grupo e aumentar a autoestima da equipe.
Desenvolvimento: Em uma das caixas deve se colocar um espelho no fundo e mantê-la fechada, coloque-a sobre uma mesa no meio do circulo de pessoas, contanto que não fique próxima aos participantes. Na outra caixa coloque comandos para identificar a interação da turma, tipo: “passe a caixa para aquele aluno mais participativo nas aula” ou “para aquele aluno que chegou atrasado hoje” etc. A caixa dos comandos deve passar de mão em mão no circulo de pessoas e depois parar na mão do participante que estava quando o orientador disse “PARA”. Esse aluno deverá lê o comando e indicar a pessoa. Esse aluno deve ir até a “caixa surpresa” (que tem um espelho no fundo) abri-la devagar olhar para dentro e disser com apenas 1(uma) palavra o que viu. Atenção: Uma das regras do jogo é que o escolhido a vê a “caixa surpresa” não pode falar o que tem nela. A dinâmica repete esses mesmos passos por algumas vezes. No final o Orientador deve instigar a turma a responder o que tem dentro da caixa surpresa e mencionar algumas boas características que se sobressaem no perfil da maioria dos participantes da sala. Nesse momento vale ressaltar os melhores adjetivos que podem ser atribuídos a toda turma quando trabalham em equipe.
Observação: O orientador deve relatar características que não foram lembradas e de quem não foi mencionado.
0 comentários:
Postar um comentário