Dinâmica - "Repolho surpresa"



Material necessário: Papel, caneta e 01 (um) bombom.

Indicada para: Participantes de diferentes idades, na intenção de firmar conteúdo curriculares, conhecimentos gerais e específicos, de forma divertida e dinâmica.

Objetivo: Analisar de forma mais interativa e divertida, o conteúdo que está sendo trabalhado em sala e alguns conhecimentos sobre as atualidades e preferências dos participantes.

Desenvolvimento: A perguntas devem ser feitas em tirinhas de papéis, é preferível que sejam perguntas curtas mas que envolvam o raciocínio e a criticidade. É permitido questionar a pergunta. Modo de prepara o repolho:
  1. Faça uma mensagem agradecendo a turma pelo entusiasmo e a participação , mostrando que esses momentos são importantes;
  2. Envolva essa mensagem, que deve ser escrita em uma folha inteira, em um um Bombom de chocolate;
  3. De um por um envolva as tirinhas de papéis com as perguntas. Alterne perguntas dos conteúdos curriculares e de temas que eles gostam de debater, como as coisas da moda e da comuniade local. As perguntas devem promover a reflexão e a discussão;
  4. Concentre os papéis amassando e acochando para não se soltar de formar que se aparente uma bola de papel ou seja, um “repolho surpresa”.

Em seguida dê inicio a dinâmica explicando as regras: A turma deve está em circulo. Quando a música parar a pessoa deve retirar uma pergunta e responder. O repolho não deve parar na mesma pessoa duas vezes, se isso acontecer passe para o vizinho da direita. No final, quem vai lê a mensagem é o “sortudo” que irá ganhar o chocolate representando toda turma.

Obs.: Quanto maior a idade dos alunos, mais perguntas você deve preparar, mas atenção o número de perguntas nunca deve ser maior que o número de participantes. Com as crianças a dinâmica deve ser breve. As perguntas devem ser divertidas e tratar a realidade dos participantes para que eles se envolvam. O objetivo não é dificultar, mas interagir as informações. O  papeís podem ser reaproveitados.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário