10 dicas para o monitor melhorar sua aula_Parte 1
Aula teórica, com discursos longos, utilizando termos de difícil compreensão, é um dos meios mais tradicionais(antigos) e ineficazes de ensinar. Essa metodologia, não levará à aprendizagem e não promoverá a participação de todos a sua aula. Para uma aula teórica atingir bons rendimentos, o monitor deve primeiro criar e entender a importância do que está fazendo, difundir o entendimento, envolver os usuários durante a oficina (com dinâmicas, discussões, atividades...) e reforçar o que está sendo apresentado (citar exemplos “reais”). Existem algumas maneiras para facilitar tudo isso, as quais irei mencionar abaixo.
O DESPERTAR DO INTERESSE
1. Para começar deve criar seu próprio interesse, para isso é preciso que planeje sua aula e que domine o conteúdo, estude sempre, mesmo quando achar que está sabendo tudo. Uma nova leitura sempre nos faz descobrir coisas interessantes. Para despertar a imaginação e a participação dos seus alunos, assim como seu empenho, deve envolver situações reais do próprio cotidiano da comunidade onde o telecentro está inserido, isso pode começar com uma estória, uma imagem, um vídeo, uma dinâmica, um desafio, uma discussão etc. Use termos comparativos, para mostrar que ele sabe do que se trata o assunto. Mostrar para seu aluno que ele não está partindo do “zero” e que tem conhecimento sobre o assunto irá motivá-lo a participar. Esses meios irão ajudá-lo a captar a atenção e audiência;
0 comentários:
Postar um comentário