Dinâmica - "Estamos todos no mesmo barco"
Material necessário: Fita gomada, tampinhas de garrafa pet de variadas cores e papelão.
Indicada para: Participantes de diferentes idades, mas deve acontecer em turmas com a mesma faixa etária ou com interesses em comum. Apropriado para turmas com 30 participantes ou mais.
Objetivo: Integrar o grupo, demostrando a importância do trabalho em equipe. Questões como o imaginário, a criatividade, sentidos, formas, cores e peso também serão trabalhadas.
Desenvolvimento: A turma deve ser dividida em duas equipes. No chão demarque um espaço, com a fita gomada, no formato de um retângulo. Esse espaço deve está paralelo a outro semelhante, ou seja, os espaços irão representar 2 barcos e devem abrigar as duas equipes de forma que não sobre espaços. A cada participante deve ser entregue uma sequencia de tampinha (em variadas cores) ou quatro formatos geográficos diferentes (ex: quadrado, retângulo, triângulo e circulo) cortados no papelão. Os participantes devem se manter dentro do barco(do espaço demarcado) e com as mãos unidas pra trás segurando esses objetos. As regras devem ser claras: não podem soltar as mãos, os objetos, sair do espaço e obedecer aos comandos. A partir dos esclarecimentos o orientador deve começar uma historinha de forma que todos se envolvam, seguindo mais pu menso assim:
“ Estão saindo do Porto de Fortaleza dois barcos extremamente lotados mas comprometidos a chegar ao seu destino primeiro que o outro, para isso os tripulantes terão que fazer tudo junto e embarcar nessa aventura. Em alto mar os barcos foram pegos de surpresa por uma tempestade que mexia a embarcação para o lado e para o outro cada vez mais forte, depois para frente e para trás. CUIDADO! O mar está cheio de tubarões! No final da tempestade estavam todos com fome e para se alimentar os tripulantes devem dar a volta inteira n barco de forma que o participante da frete volte a essa mesma posição após todos passarem por ela. OLHEM! Parece que depois do banquete o barco ficou muito pesado do lado direito, vamos ter que trocar alguns tripulantes de lugar , as mulheres devem permanecer do lado direito e os homens devem ir para o lado esquerdo. Agora está tudo bem! Opa! Acho que está entrando água por um furo pequeno no final o barco, todos devem se concentrar na frente para diminuir essa vasão. Mas a água não para de entrar!!! A única maneira de sair do barco é ter a mesma sequência de códigos. Com as mãos para trás, sem soltar e com a ajuda de todos vocês devem ter sequências iguais: 4 tampas de mesma cores ou 4 formatos iguais. A última dupla pode ser ajudada pelos já resgatados.”
Vence a equipe que conseguir terminar primeiro. No final, questões como companheirismo, liderança, paciência e espírito de equipe podem ser questionadas e debatidas em grupo.
Obs.: Sempre vence aquela equipe que não fica discutindo, mas que se preocupa em definir o líder ou os líderes e seguem os comandos. Essa realidade pode ser o ponto de partida da discussão.
0 comentários:
Postar um comentário